Embrapa desenvolve cultivares de soja para região da campanha no Rio Grande do Sul

Variedades têm excelente desempenho e são resistentes às principais doenças, afirma pesquisadorA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu algumas cultivares de soja específicas que se adaptam à região da campanha no Rio Grande do Sul. Essas variedades são a BRS Pampa RR, BRS Taura RR, BRS 246 RR e BRS Estância RR, cuja época de semeadura é entre os meses de outubro e dezembro.

Segundo o pesquisador do Escritório de Negócios de Passo Fundo da Embrapa Transferência de Tecnologia, Francisco Tenório Falcão Pereira, todas essas cultivares têm excelente desempenho e são resistentes às principais doenças.

? A região da campanha, tanto a área de coxilha como de terras baixas, tem a soja como uma grande opção, uma alternativa de renda para os produtores. A Embrapa desenvolveu algumas cultivares de soja que se adaptam bem a essa região que tem um excelente potencial produtivo e que estão ao alcance da maioria dos agricultores ? afirma Pereira.

Segundo o pesquisador, algumas dessas cultivares de ciclo médio, um pouco mais tardio, dão uma certa estabilidade para os agricultores principalmente na região da campanha, localizada na metade sul do Estado, que enfrenta adversidades climáticas como a estiagem. Os agricultores interessados podem procurar os escritórios da Embrapa de Passo Fundo e de Pelotas.

A área semeada com soja na safra brasileira 2011/2012 deve ter um incremento entre 0,9% e 3%, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores do grão, tem na região da campanha uma das principais áreas de plantio.