O projeto SemeAr Digital, que desenvolve soluções de tecnologia para pequenos e médios produtores, será expandido em São Paulo. A Embrapa, que coordena o programa, e a Secretaria de Agricultura do estado divulgaram nesta semana a informação de que as ações serão estendidas dos atuais cinco municípios para mais dez regiões paulistas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O projeto deve chegar às regiões de Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas/Jundiaí, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Franca e Assis/Ourinhos. Atualmente, o SemeAr Digital atinge os municípios de Alto Alegre, Caconde, Jacupiranga, Lagoinha e São Miguel Arcanjo.
“A expansão do projeto é fundamental para a transformação digital no campo”, afirmou o secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai.
Coordenado pela Embrapa Agricultura Digital e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto atua em áreas de inovação tecnológica como conectividade, inteligência artificial, sensoriamento remoto, automação e rastreabilidade.
De acordo com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, os projetos são participativos, funcionando em parceria com produtores rurais, cooperativas, associações, empresas, prefeituras, sindicatos, institutos de pesquisa, técnicos e extensionistas.
Entre os parceiros do projeto, estão o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Senar/Faesp e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).