A pesquisadora Arailde Urben conheceu o método inovador de cultivo de cogumelos em 1995, em uma visita à China. Desde lá, tem trabalhado para adaptar a técnica, conhecida como Jun-cao aqui no Brasil.
? JUN que dizer fungo. CAO quer dizer capim, gramínea. Então essa técnica de uso de capim como principal componente barateia, considerando que os outros substratos de cultivo são toras ou serragem. Então a madeira fica muito mais cara do que você plantar o capim ? explicou Arailde.
Tudo começa com a coleta de cogumelos no ambiente. A partir daí, os pesquisadores multiplicam os fungos em laboratório. A empresa possui hoje um banco de material genético de 329 espécies de diferentes linhagens. O passo seguinte é garantir a reprodução dos fungos. Por isso, eles são colocados em sacos plásticos com cereais. Quando a colônia dos microorganismos toma conta de todo o espaço, os pesquisadores partem para a próxima etapa. Antes, é preciso fazer o substrato, juntando capim, farelo de arroz e gesso agrícola. Nessa mistura os fungos são introduzidos um a um. Os subtratos vão para uma câmara úmida. A temperatura precisa ficar entre 25 e 27 graus, e a umidade, entre 80 e 90%. Em poucos dias, os cogumelos começam dar os primeiros sinais de vida.
Na última fase do processo de cultivo, os substratos são levados, na Embrapa, para uma casa de vegetação. Os produtores, normalmente, levam para um galpão. E é nesse local em que os cogumelos se desenvolvem.
Tudo é feito com a intenção de garantir o melhor ambiente para o cultivo. A água é fundamental. Todo o local é preparado para gerar e manter a umidade. Aos poucos, os cogumelos vão crescendo. A pesquisadora não se conforma que um processo tão simples seja pouco utilizado. Para ela, ainda há muito a ser feito na divulgação das vantagens dos cogumelos, tanto em relação à produção quanto ao consumo.
? Considerando que a carne bovina tem 14% de proteína, e o cogumelo champignon tem até 34%, 46%, então só você comendo um pouco do cogumelo por dia é suficiente. Você tem proteína suficiente para o seu organismo ? concluiu a pesquisadora.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove entre 19 e 23 de maio o curso sobre cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais. Clique aqui para saber mais informações.