Para Duarte, o Paraná é uma referência em produção de leite, destacando-se como um dos principais Estados produtores do país. Segundo pesquisa de Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2009, o Estado é o terceiro maior produtor de leite do país, com uma produção 3,3 bilhões de litros de leite, que corresponde a uma participação de 11,5% sobre a produção nacional.
O Centro de Inteligência do Leite, já criado com sucesso em Minas Gerais, reúne todas as informações do setor num só local. Os custos de produção são levantados com metodologia padronizada e com abrangência para todas as bacias leiteiras, detalhou Duarte Vilela.
Ortigara disse que vai avaliar a proposta, mas antecipou que apoia as iniciativas de impulsionar o crescimento da pecuária leiteira no Paraná. Ele destacou que a produção de leite vem se expandindo da região de Castro e Carambeí, onde há uma produção de alta tecnologia, para as regiões Oeste e Sudoeste que ainda têm desafios a serem vencidos.
Além da proposta do Centro de Inteligência, Vilela discutiu ações em parceria para capacitação de produtores de leite, como o Paraná Leite, a ser realizado este ano.