Em Mato Grosso do Sul, os resultados obtidos no período das últimas dez safras mostram que a reinoculação (inoculação em cada safra) pode proporcionar ganhos no rendimento de grãos da soja ? tanto no sistema convencional como no sistema plantio direto ? podendo alcançar aumento de até 22% em produtividade.
Isso reforça a recomendação da prática, que deve ser feita a cada cultivo, mesmo em áreas tradicionalmente cultivadas com soja. Em outros Estados, os incrementos no rendimento também têm sido evidentes, variando entre 4,5% e 8%.
? O produtor deve usar o inoculante sempre, em todas as safras, mesmo porque é um insumo de baixo custo e o seu uso traz retornos econômicos significativos para o agricultor. Mesmo em solos cultivados anteriormente com soja, a reinoculação resulta em aumentos na nodulação e no rendimento de grãos ? alerta o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Fábio Martins Mercante.
Como funciona
Inoculação é o processo no qual são colocados rizóbios (bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico) em contato com as sementes. Inoculante é o veículo que contém as bactérias.
Freqüentemente surgem dúvidas sobre a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados na cultura da soja ? como complementação ao uso de inoculante ? para atingir rendimentos elevados.
? Ensaios conduzidos nas principais regiões produtoras de soja do país demonstram que a aplicação de fertilizantes nitrogenados, mesmo como dose inicial de arranque, não resulta em aumentos significativos no rendimento de grãos da cultura ? diz o pesquisador Fábio Mercante.