Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa implanta unidades de observação de pinhão manso

Vegetal tem potencial para gerar quatro mil quilos de óleo por hectare para a produção de biocombustíveisAnalisar o desenvolvimento do pinhão manso (Jatropha curcas) no solo brasileiro e colher material genético para o uso da planta como matéria-prima na produção de biocombustível são objetivos das unidades de observação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instaladas em cinco Estados. Técnicos da Associação Brasileira de Produtores de Pinhão-Manso (Abppm) e da Embrapa Agroenergia trabalham na análise do desenvolvimento sustentável da cultura nos municípios de Santa Teresa (ES),

Cada unidade de observação ocupa área aproximada de dois hectares. Com base nos dados e amostras coletadas, será definido um sistema sustentável de cultivo e identificadas variedades de alta produtividade adaptadas a diferentes regiões do Brasil.

? A ideia é que, a médio-prazo, as regiões das unidades tornem-se centros de referência e de treinamento da cultura e promovam a expansão do cultivo ? explica o coordenador do estudo, Bruno Laviola.

Ele ressalta, também, que a cultura, ainda em plantio experimental, será domesticada antes de seu plantio comercial.

O pinhão manso é vegetal rico em óleo e gordura, com potencial para gerar quatro mil quilos de óleo por hectare para a produção de biocombustíveis. A promoção da cultura é estratégica para o Ministério da Agricultura, que está investindo em pesquisas em busca da domesticação e do domínio tecnológico do pinhão manso para repassar aos agricultores interessados.

Sair da versão mobile