De acordo com o gerente geral, José Roberto Rodrigues Peres, da Embrapa Transferência de Tecnologia ? unidade da Empresa responsável pela coordenação do Catálogo ? as versões em inglês e espanhol chegam para dar suporte ao processo de internacionalização da Empresa. A Embrapa instalou recentemente representações na África (Gana) e América Latina (Venezuela) e novos Laboratórios Virtuais na Europa (Holanda) e Ásia (Coréa).
? O catálogo significa um melhor relacionamento da Empresa com os cidadãos e clientes e, agora, pode abrir novas oportunidades de negócio também fora do Brasil ? avalia Peres.
Ao demonstrar o funcionamento do Catálogo que comparou a uma gôndola de produtos e serviços, o gerente de Promoção Tecnológica da Embrapa Transferência de Tecnologia e coordenador geral do serviço, Fernando Matsuura, destacou a simplicidade das duas formas de navegação: hipertexto e gráfico, e um de busca por palavra-chave.
Matsuura ajudou a elaborar a ferramenta de relacionamento, desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária com apoio da Embrapa Informação Tecnológica. Para divulgar as novas versões do Catálogo, a Embrapa promoverá campanhas promocionais junto aos diversos públicos de interesse. O gerente destacou ainda que o serviço dá visibilidade aos resultados das pesquisas desenvolvidas por todos as 41 unidades descentralizadas da Embrapa, que ajudam a manter atualizada a ferramenta.