Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa lança cultivar de uva de mesa resistente ao míldio

Vermelha e sem sementes, BRS Isis será lançada na terça, dia 26, em PernambucoA Embrapa lança nesta terça, dia 26, a cultivar BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem sementes e resistente ao míldio, a mais danosa doença da videira em condições tropicais brasileiras. O lançamento acontece no campus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Pernambuco. Na quarta pela manhã, produtores, técnicos e demais interessados terão a oportunidade de verificar o comportamento da variedade em campo, na Fazenda Brasiluvas - Labrunier, Grupo JD, em Curaçá, na B

>> Leia outras notícias sobre vitivinicultura

A resistência da BRS Isis ao míldio pode significar uma redução no número de aplicações de fungicidas tradicionalmente adotado para uvas finas de mesa, ou seja, a cultivar se enquadra na perspectiva de promoção da agro sustentabilidade – conceito dentre os prioritários para o Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, no qual a nova variedade foi desenvolvida. Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Patricia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento, a resistência da BRS Isis foi registrada em diversos experimentos.

Em avaliações de campo, realizadas em 2008, na Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) da Embrapa Uva e Vinho, em Jales, interior de São Paulo, sob condições de temperatura e umidade favoráveis à ocorrência da doença, a nova cultivar recebeu nota como altamente resistente. O mesmo sucedeu-se em teste realizado em casas de vegetação, também em ambiente propício à disseminação de míldio, de maio a junho deste ano, durante 57 dias de avaliação.

Outro atributo da BRS Isis é o tamanho grande de baga (18,5 milímetros de diâmetro por 28,5 milímetros de comprimento), acima do mínimo exigido pelo mercado internacional, conforme assinada Patricia. Ela destaca que esse tamanho é obtido naturalmente, dispensando o uso de giberelina, um hormônio de crescimento. Deste modo, a variedade também se alinha à perspectiva de agrosustentabilidade.

A pesquisadora também afirma que a nova variedade é extremamente produtiva. No Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil, a BRS Isis alcançou produtividade de 26 toneladas por hectare por safra, em quatro colheitas sucessivas. Isso se traduz em uma produção de 52 toneladas por hectare anuais, diante da possibilidade de se fazer, na região, duas safras da cultivar por ano.
– E com um nível de doçura bastante bom – de 16º a 21º brix – e textura crocante – acrescenta Patricia.

Para obter informações sobre como adquirir esta variedade, entre em contato com a Embrapa Produtos e Mercado pelo telefone (19) 3749 8888 ou por e-mail.

Sair da versão mobile