Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa lança cultivares de soja na TecnoShow Comigo

Entidade apresenta cultivares BRSMG 772 e BRSGO 6955 RRA Embrapa lança nesta segunda, dia 8, na TecnoShow Comigo, em Rio Verde, GO, duas novas cultivares de soja para a região Centro-Oeste: a BRSMG 772 e BRSGO 6955 RR. A primeira é uma cultivar convencional com tolerência à ferrugem e foi desenvolvida em parceria com a Epamig e Fundação Triângulo de Apoio à Pesquisa. A segunda é uma cultivar transgênica de ciclo superprecoce que favorece a segunda safra de outra cultura, como o milho ou algodão, desenvolvida em parceria com o Centro Tecnológico para

– A BRSMG 772 é um avanço significativo, pois representa economia para o produtor, uma vez que a cultivar possibilita reduzir o número de aplicações de fungicidas, além dos benefícios ambientais de redução de agroquímicos nas lavouras – explica o melhorista Vanoli Fronza, da Embrapa Soja.

O pesquisador alerta que, apesar de possuir boa tolerância à ferrugem, é importante que o produtor esteja atento às práticas de manejo preconizadas pelo Consórcio Antiferrugem, dando ênfase ao monitoramento da lavoura, uma vez que a resistência pode ser quebrada. A cultivar é indicada para a macrorregião 303, que engloba o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba e, na safra 2013/2014, seu cultivo estará indicado para outras regiões do Brasil Central. A cultivar possui resistência ao acamamento e grupo de maturidade relativa 7.7.

A transgênica BRSGO 6955 RR tem grupo de maturidade 6.9, ciclo superprecoce, em torno de 104 dias, o que viabiliza outros cultivos na segunda safra.

– Ela tem um bom potencial produtivo, é resistente ao acamamento e às doenças pústula bacteriana, mancha olho de rã e cancro da haste e indicada para solos de alta fertilidade – destaca o melhorista da Embrapa Soja, Odilon Lemos. Sua indicação de plantio atende as macrorregiões REC 303 – MG (Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba) e GO (sudeste); REC 302 – GO (sul); REC 301 – MS (centro-norte) e GO (sudoeste); REC 304 – GO (leste). As sementes serão comercializadas pelos cotistas do CTPA.

Sair da versão mobile