Embrapa lança inseticida biológico que promete fim ao ataque de lagartas na agricultura

Produto deve estar diponível para produtores dentro de 15 diasO primeiro bioinseticida com registro de produto orgânico do país foi lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na abertura da 6ª Ciência para a Vida, exposição que mostra as tecnologias produzidas pelas unidades da empresa em todo o país. O produto, chamado Ponto.Final, combate lagartas que atacam diversos tipos de culturas, entre elas a lagarta do cartucho, uma das piores pragas do milho, que pode comprometer até 34% da produção.

O inseticida biológico é feito a partir de uma bactéria facilmente encontrada no solo, a Bacillus Thuringiensis, conhecida como BT. O produto ataca apenas a lagarta-alvo, preserva insetos benéficos como a joaninha e não faz mal ao meio ambiente nem à saúde humana. A tecnologia, desenvolvida há quatro anos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ataca também as pragas que atingem o algodão, a soja, o girassol e as hortaliças.

A previsão é que o produto comece a ser oferecido aos agricultores dentro de 15 dias. Segundo Rose, a Embrapa já pôde comprovar o elevado grau de custo-benefício do bioinseticida desenvolvido em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, que só aguarda o selo de produto orgânico para comercializá-lo.