A Embrapa Meio Ambiente lançou a versão 1.0 de um software para avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil.
A ferramenta consiste em um sistema de suporte à decisão, que tem por objetivo avaliar e apontar os pontos que carecem de melhorias para que o sistema produtivo da cultura tenha eficiência tecnológica com redução de custo e aumento da sustentabilidade.
O software é gratuito e pode ser empregado diretamente por produtores e fornecedores de cana-de-açúcar e usinas de açúcar e etanol.
Ele é composto por indicadores organizados nas dimensões social, ambiental e econômica, e pode ser usado para suprir a necessidade de adequação das atividades agrícolas ou agroindustriais para que todo o sistema de produção tenha melhor desempenho, de modo a diminuir os impactos negativos no meio ambiente e do ponto de vista socioeconômico.
Segundo a pesquisadora da Embrapa e coordenadora do projeto SustenAgro, Katia Regina Evaristo de Jesus, “a avaliação da sustentabilidade dos sistemas agrícolas pode ser uma aliada ao processo de decisão. Desse modo, a abordagem escolhida para o Software SustenAgro foi o formato de um rapid appraisal, ou seja, uma ferramenta que permite elencar os pontos fortes e fracos do sistema de produção avaliado e, com isso, evidenciar a necessidade de implementação de medidas para aumentar a sustentabilidade no campo e na usina”, explica ela.
O desenvolvimento do software contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa, de universidades e de instituições públicas e privadas. O projeto foi financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Clique aqui para acessar a página da Embrapa com mais informações sobre o software.