Embrapa lança variedades mais produtivas e resistentes de algodão

Cultivares BRS 335 e BRS 336 apresentam porte médio, fibra de qualidade e grande rendimentoA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou duas novas variedades de algodão. Em parceria com a Fundação Bahia, a Embrapa Algodão desenvolveu as cultivares BRS 335 e BRS 336. A primeira se destaca pela alta produtividade e a segunda, pelo porte médio e qualidade da fibra.

A produtividade de algodão em pluma da BRS 335 é de 2.067 quilos por hectare. A variedade é recomendada para o Cerrado do Estado da Bahia. Já a BRS 336 tem fios firmes, característica exigida pela indústria têxtil. Além da Bahia, o plantio é indicado em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rondônia.

Produção

A Bahia bateu recorde de produtividade na cultura do algodão, na safra 2010/2011, com 260 arrobas por hectare numa área de cultivo de 400 mil hectares. As condições de solo e clima do Estado favorecem a cultura que apresenta alto rendimento e qualidade.