De acordo com Marco Aurélio Noce, que trabalha na Área de Negócios Tecnológicos da Embrapa Milho e Sorgo, serão focalizadas duas áreas: a possibilidade real de aumento na produtividade e na produção do milho no país e o manejo e a utilização de dejetos animais como fertilizantes para a produção de grãos.
A Embrapa tem incentivado o aumento da produção e da produtividade de milho no Brasil através da divulgação de cinco passos simples e eficientes. São eles: escolha da época ideal de plantio; uso de semente adaptada às condições da região; utilização correta do espaçamento e da densidade; atenção à fertilidade do solo; e controle de pragas, doenças e plantas daninhas. De forma simples e usando tecnologias já existentes, é possível, para o produtor rural, aumentar a produtividade de sua lavoura. Com isso, aumentaria também a produção nacional de milho.
O uso de dejetos animais como fertilizantes tem alto potencial. De acordo com a Embrapa Milho e Sorgo, além do aproveitamento na forma de biofertilizante, os dejetos animais podem ser usados como biogás. Uma das consequências do uso como fertilizantes é a redução na quantidade de adubação química praticada na cultura de grãos.
O 21º Congresso Brasileiro de Avicultura pretende reunir as principais entidades nacionais do setor avícola. Além de palestras técnico-científicas, está programada uma exposição comercial.
O evento é uma realização da União Brasileira de Avicultura(UBA), da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), da Fundação Apinco de Ciências e Tecnologia Avícolas(Facta) e da Fiergs.