Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa mostra tecnologias de agricultura orgânica na BioFach

Entre as novidades apresentadas estão os produtos processados com carne de peixe do PantanalQuem passar pelo estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na BioFach América Latina 2010, pode conferir as tecnologias desenvolvidas pelas unidades Pantanal e Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A feira, que começou nesta quarta, 3 de novembro, vai até sexta,  no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Entre as novidades apresentadas estão os produtos processados com carne de peixe do Pantanal, resultado do Projeto Rede AquaBrasil – Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento da Aquicultura no Brasil, como quibe, hambúrguer, patê e nuggets à base de pescado. Os visitantes da feira vão conhecer o Sistema de Produção da Pecuária Sustentável no Pantanal ? exemplo de produção animal, praticado no Pantanal, que ajuda na preservação do meio ambiente. O mel orgânico, desenvolvido na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), estará disponível para degustação.

A Embrapa Agrobiologia, que atua há mais de 17 anos com agricultura orgânica, apresenta novas tecnologias, como a cobertura viva do solo com leguminosas, cultivo orgânico e de fruteiras, e o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa).

O Sipa, criado em 1993, permitiu a identificação de cultivares adaptadas a sistemas orgânicos de produção e desenvolvimento de mudas. A pesquisa proporcionou também a adequação do uso de leguminosas para adubação verde, aproveitando o nitrogênio fixado biologicamente, e o ajuste da técnica de plantio direto em sistemas orgânicos de produção de hortaliças, frutas e integração com produção de leite.

O Sipa é resultado de parceria entre as unidades da Embrapa Solos e Agrobiologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).

Sair da versão mobile