Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, a feira será dirigida principalmente ao público infanto-juvenil. Os estudantes vão conhecer o etanol lignocelulósico ? biocombustível de fonte renovável, produzido a partir de resíduos agrícolas e agroindustriais que contenham fibras em sua composição, como bagaço de cana-de-açúcar e sorgo.
Além disso, os visitantes poderão conferir uma alternativa ao uso de combustíveis derivados de petróleo, responsáveis pela emissão dos gases de efeito estufa. Trata-se do biofrito, que usa o óleo em que alimentos foram fritos para produção de biodiesel. A ideia é que esse produto substitua parcialmente o diesel nas frotas que circulam pelo Distrito Federal.
Já na área de café, estará exposto o biorreator de imersão temporária para produção de mudas. O objetivo é multiplicá-las com mais higiene, segurança e economia e melhorar a qualidade do produto. Essa técnica pode ser aliada ainda aos programas de melhoramento genético.
A Embrapa apresentará também pesquisas sobre a utilização de rochas na agricultura e na biodiversidade do Cerrado para solucionar, em parte, problemas ambientais.
O horário de funcionamento será das 8h às 19h, exceto na quarta, dia 20 de outubro, que será estendido até as 21h. A expectativa, neste dia, é contemplar os estudantes de cursos noturnos. Mais informações pelo telefone (61) 3448-1717.