Um dos laboratórios terá como especialidade a bioinformática e será instalado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, cidade em que já possui uma unidade de pesquisa. O outro será o de química e produtos naturais, no Ceará, mas o município ainda não foi definido. Estes laboratórios terão um perfil diferente dos que já existem atualmente na estatal porque eles têm como objetivo atender a todas as demandas da Embrapa, independentemente de sua localização.
? Haverá análises que só esse laboratório fará e ele deve atender não apenas ao centro em que está instalado ? explicou Arraes.
A ideia é fazer com que os laboratórios da Embrapa deixem de ter a linha de ‘laboratório de pesquisador’ para se tornarem prestadores de serviços. Esta é, no entanto, uma mudança difícil ? acrescentou.
O custo desses dois laboratórios é estimado em R$ 4 milhões. Este recurso deve ser proveniente do total de R$ 150 milhões destinados à estatal para investimento e custeio em 2010. Além disso, a Embrapa, que é subordinada ao Ministério da Agricultura, contará com verbas de emendas parlamentares e para o Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa).
Também constará do Plano de Metas da estatal o aumento do tratamento de resíduos nas unidades da Embrapa.
? Temos que dar o exemplo ? afirmou o presidente da empresa.
Além disso, serão divulgados no dia das apresentações das metas os estágios em que se encontram as três novas unidades da estatal. Em Mato Grosso, a obra já foi licitada e o projeto está em execução, segundo Arraes. De acordo com ele, 30 empregados trabalham no local, que já conta com experimentos de campo.
? A obra está bem adiantada e deve ficar pronta em novembro ? previu.
No caso de Palmas, o projeto está em fase final de elaboração e a expectativa é de que a licitação para construção ocorra até o final deste mês. O presidente da Embrapa informou ainda que, no Maranhão, o projeto da nova unidade já foi terminado, mas é preciso licitar a obra, que deve ser concluída também até o final do ano.
O evento para lançar o Plano de Metas da Embrapa deve contar com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e será realizado na sede da estatal, em Brasília.