Os projetos selecionados serão financiados por organizações internacionais. Para os próximos três anos, já estão disponíveis US$ 3 milhões. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, participa da abertura, nesta quarta.
Além de pesquisadores, o evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), contará com representantes do Banco Mundial, Agência de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Fórum para Pesquisa Agrícola na África, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Agência Brasileira de Cooperação, Ministério da Agricultura e Embrapa.
O fórum dá continuidade às ações iniciadas no Diálogo Brasil-África para Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, lançado em maio de 2010. Na ocasião, o ministro Wagner Rossi sugeriu a participação de técnicos africanos em cursos ministrados no Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical da Embrapa, com o objetivo de promover a segurança alimentar.
A solenidade de abertura será realizada no auditório José Irineu Cabral, Edifício-Sede da Embrapa, final da W3 Norte – Parque Rural, Brasília (DF). Mais informações no endereço eletrônico: www.africa-brazil.org.