O Bioma Cerrado, segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia, e a savana tropical mais rica do mundo em biodiversidade, estará no centro das discussões dos Simpósios. Serão quatro conferências, 12 painéis e um workshop, que encerra a programação na sexta, dia 17. Foram selecionados 418 trabalhos para apresentação.
? Conseguimos captar os recursos necessários para a realização do evento. Os concursos de desenho e redação tiveram repercussão nacional ? comenta o coordenador Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa Cerrados, Unidade responsável pela organização dos simpósios.
As pesquisas sobre agronegócio no Cerrado e os usos dos recursos naturais são consideradas pelos organizadores como “essenciais para subsidiar o equilíbrio entre sociedade e a desenvolvimento da atividade agropecuária na região por meio de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal.
Nos últimos anos, o crescimento da produção agropecuária no Cerrado proporcionou incrementos significativos da porcentagem do setor brasileiro no PIB. Em 2006, a região do Cerrado contribuiu com 33% do PIB do agronegócio, empregando aproximadamente 40% da população economicamente ativa.