Vinte e um pesquisadores da Embrapa figuram entre os mais citados do mundo em oito áreas do conhecimento, de acordo com a segunda edição do ranking da plataforma acadêmica Research.com.
O estudo considerou 26 áreas do conhecimento de 60 países.
Para classificar os cientistas, foi utilizado o indicador denominado Discipline H-index (D-index), que considera o número de artigos e a quantidade de citações para cada área avaliada.
Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef.
As informações foram coletadas em dezembro de 2022.
O ranking avaliou 166.880 pesquisadores selecionados a partir de fontes de dados bibliométricos.
Os requisitos consideram também prêmios, bolsas e reconhecimentos acadêmicos outorgados pelas principais instituições de pesquisa e agências governamentais.
Segundo a plataforma Research.com, o objetivo do estudo é apontar os principais especialistas em áreas específicas de conhecimento de diferentes países e, assim, inspirar jovens acadêmicos em todo o mundo, enfatizando temas de impacto para a ciência atual e tendências para o futuro.
Pesquisadores da Embrapa
A área em que a Embrapa tem maior participação, segundo o ranking, é a de Ciência de Plantas e Agronomia, com oito pesquisadores citados.
São eles: Mariangela Hungria, Segundo Urquiaga, Nand Fageria (in memoriam), Robert Boddey, Johanna Döbereiner (in memoriam), Bruno Alves, José Ivo Baldani e Veronica Reis.
Em seguida, aparece a de Ciências Animais e Veterinárias com seis cientistas mencionados. São eles: Luciana Regitano, Marcos Dias, Maurício Alencar, Samuel Paiva, Marcos Vinícius Silva e Ana Carolina Chagas.
A área de Ciências Ambientais faz menção a dois pesquisadores: Joice Ferreira e Mateus Batistella.
Assim como a de Ciência de Materiais, na qual são nominados os pesquisadores Luiz Henrique Mattoso e Cauê Ribeiro. Ribeiro é o único citado também na área de Química.
Três outras áreas contam também com citações de cientistas da Embrapa: Dario Grattapaglia, na de Biologia e Bioquímica; George Brown, na de Ecologia e Evolução, e Daniel Corrêa, na de Engenharia e Tecnologias.
O portal traz ainda rankings das melhores universidades (do mundo e de cada país), das melhores revistas científicas (por área do conhecimento) e das melhores conferências científicas (por área do conhecimento).