Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RANKING

Embrapa tem 21 pesquisadores entre os mais citados do mundo

Ranking avaliou 166 mil pesquisadores a partir de fontes de dados bibliométricos. Os requisitos consideram prêmios, bolsas e reconhecimentos

Vinte e um pesquisadores da Embrapa figuram entre os mais citados do mundo em oito áreas do conhecimento, de acordo com a segunda edição do ranking da plataforma acadêmica Research.com.

O estudo considerou 26 áreas do conhecimento de 60 países.

Para classificar os cientistas, foi utilizado o indicador denominado Discipline H-index (D-index), que considera o número de artigos e a quantidade de citações para cada área avaliada.

Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef.

As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

O ranking avaliou 166.880 pesquisadores selecionados a partir de fontes de dados bibliométricos.

Os requisitos consideram também prêmios, bolsas e reconhecimentos acadêmicos outorgados pelas principais instituições de pesquisa e agências governamentais.

Segundo a plataforma Research.com, o objetivo do estudo é apontar os principais especialistas em áreas específicas de conhecimento de diferentes países e, assim, inspirar jovens acadêmicos em todo o mundo, enfatizando temas de impacto para a ciência atual e tendências para o futuro.

Pesquisadores da Embrapa

A área em que a Embrapa tem maior participação, segundo o ranking, é a de Ciência de Plantas e Agronomia, com oito pesquisadores citados.

São eles: Mariangela Hungria, Segundo Urquiaga, Nand Fageria (in memoriam), Robert Boddey, Johanna Döbereiner (in memoriam), Bruno Alves, José Ivo Baldani e Veronica Reis.

Em seguida, aparece a de Ciências Animais e Veterinárias com seis cientistas mencionados. São eles: Luciana Regitano, Marcos Dias, Maurício Alencar, Samuel Paiva, Marcos Vinícius Silva e Ana Carolina Chagas.

A área de Ciências Ambientais faz menção a dois pesquisadores: Joice Ferreira e Mateus Batistella.

Assim como a de Ciência de Materiais, na qual são nominados os pesquisadores Luiz Henrique Mattoso e Cauê Ribeiro. Ribeiro é o único citado também na área de Química.

Três outras áreas contam também com citações de cientistas da Embrapa: Dario Grattapaglia, na de Biologia e Bioquímica; George Brown, na de Ecologia e Evolução, e Daniel Corrêa, na de Engenharia e Tecnologias.

O portal traz ainda rankings das melhores universidades (do mundo e de cada país), das melhores revistas científicas (por área do conhecimento) e das melhores conferências científicas (por área do conhecimento).

Sair da versão mobile