Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Emenda que prevê fim do emplacamento foi aprovada na Câmara, mas só deve seguir ao Senado em 2015

A proposta, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze, propõe apenas o registro de tratoresA emenda do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) que prevê apenas o registro de máquinas agrícolas, mas não o emplacamento, foi aprovada na Câmara na madrugada desta quarta-feira, dia 17. No entanto, ela só deverá prosseguir ao Senado no ano que vem.

Ainda há outras emendas à Medida Provisória 656, que estabelece o registro e emplacamento de máquinas agrícolas no Brasil a partir de 1° de janeiro de 2015, que terão que ser todas votadas antes que a medida siga para o Senado. Caso aprovada, serão então encaminhadas para sanção presidencial. Acredita-se, entretanto, que não haverá tempo hábil para isso, pois o Congresso entrará em recesso. A volta dos parlamentares está marcada para 2 de fevereiro de 2015.

A emenda 66/2014 prevê que tratores agrícolas sejam sujeitos ao registro caso transitem em vias públicas, com exceções de vias rurais, mas que fiquem dispensados do licenciamento, sob a justificativa que o setor rural brasileiro “já é fortemente onerado” e que demais despesas teriam a função de aumentar a arrecadação e os custos de produção dos alimentos.

Na semana passada, depois de uma reunião realizada entre a bancada agropecuária, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Ministério das Cidades, também ficou definido que o Denatran entrará com pedido no Contran nesta quinta, dia 18, para o adiar do prazo para exigência de registro e emplacamento de máquinas agrícolas. Se isso ocorrer, o registro de máquinas agrícolas deve ser obrigatório só em 2016 e o setor poderá articular alterações na legislação.

Na quinta, dia 11, uma grande mobilização contrária ao emplacamento foi registrada em Estados produtores.

Sair da versão mobile