Os empresários cariocas Marcelo do Rio e Cello Macedo, criadores da Devassa e da Vezpa Pizzas, se declaram empreendedores natos. E é um empreendedorismo focado na noite. Em 2001, quando começaram a planejar a cerveja Devassa, já eram donos de restaurantes e bares, mas resolveram se unir para criar uma bebida “diferenciada e refinada”. No início, a produção era terceirizada e contavam com apenas um funcionário, que fazia o transporte da cerveja. Os dois sócios se revezavam no atendimento no Bar Devassa, no Leblon. Nos anos seguintes, a bebida caiu no gosto dos moradores do Rio de Janeiro e começou a ser vendida também para outros estados. A partir daí, o grupo passou a fabricar a cerveja.
Em 2007, quando a marca carioca foi vendida, havia 16 bares e mais de 340 funcionários. A própria venda foi feita em função do crescimento do negócio. Com a Devassa aumentando cada vez mais seu porte, ficou difícil tocar o negócio, segundo lembra Marcelo do Rio.
? Os custos de produção estavam muito altos e enfrentávamos uma concorrência grande. Éramos muito pequenos perto dos demais. É muito difícil quebrar barreiras nesse mercado ? desabafa.
Em sua opinião, faltam incentivos para os pequenos:
? Os custos são altos e a carga tributária é elevada. Percebemos que não tínhamos fôlego para continuar por muito tempo na disputa.
Pizza em fatia no restaurante
A venda não fez com que Marcelo e Cello desistissem da carreira empreendedora. Parte do dinheiro do negócio foi investido na inauguração da Vezpa Pizza, em 2008. O investimento inicial foi de R$ 1,5 milhão. O valor elevado se deve principalmente ao ponto escolhido para começar o que deve se tornar em breve uma rede de restaurantes. Até o momento, contam com apenas uma loja da Vezpa, no Leblon. Porém a dupla de empresários já está à procura de novos pontos para expandir o negócio. Em breve, será inaugurada uma segunda loja, em Copacabana ou no Flamengo.
Futuramente, a intenção do grupo é franquear a marca pois o resultado está agradando.
? Percebemos que o mercado precisava de um negócio como o nosso, que fosse uma pizza de qualidade num espaço refinado, mas servida em fatias. Não pretendíamos vender pizza no balcão; queríamos que tivesse cara de restaurante e está dando muito certo ? conta Marcelo.
Tanto no caso da Devassa quanto da Vezpa, “o sucesso se deve a tentar fazer algo diferenciado”, na visão de Marcelo.
? Investimos em produtos inusitados. Foi uma aposta no novo e acreditamos que daria certo. A conta às vezes não fechava, no entanto acreditávamos que daria certo e realmente tem dado ? comemora.
O fato de gostarem de trabalhar na noite também contou pontos para o empreendimento, na opinião do gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Enio Pinto.
? Só quando você gosta realmente do que faz, você se compromete, é criativo e inovador. Tem que ter prazer em atuar na área ? orienta Enio Pinto.