Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Emprego na indústria em novembro tem maior queda desde 2003

Número de horas pagas teve no mês também redução de destaque (-1,7%)O nível de emprego na indústria brasileira teve queda de 0,6% em novembro de 2008 em relação a outubro. O recuo foi o maior desde outubro de 2003, quando o emprego industrial caiu 0,7%. Já em relação a novembro do ano anterior, o resultado foi positivo, indicando aumento de 0,4%. O crescimento, no entanto, é o menor desde outubro de 2006, quando registrou alta de 0,3%.

Os dados, que foram divulgados nesta terça, dia 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário e indicam que no período entre os meses de janeiro e novembro de 2008 o emprego na atividade fabril acumulou um crescimento de 2,4%. Esse resultado, ressalta a nota, indica um ritmo menor de expansão do que nos meses anteriores. Nos últimos 12 meses encerrados em novembro, houve acréscimo de 2,5% no pessoal ocupado no setor. Também esse indicador mostra desaceleração no ritmo de crescimento, pois o resultado ficou abaixo do verificado nos 12 meses encerrados em outubro, de 2,8%.

O número de horas pagas teve, em novembro, a maior queda (-1,7%), em relação ao mês anterior, já observada desde o início da série, em janeiro de 2001. Na comparação com novembro de 2007, o número de horas pagas ao trabalhador da indústria caiu 0,4%, resultado que interrompe uma seqüência de 29 taxas positivas.

O levantamento mostra, ainda, que o valor da folha de pagamento do pessoal ocupado no setor encolher 2,7% frente a outubro, mas teve alta em relação a novembro de 2007 (4,1%). De janeiro a novembro, a pesquisa indica expansão de 6,3%.

Sair da versão mobile