A empresa não negou que adote essa política, mas alegou que se trata de uma medida de saúde e segurança para a limpeza das pias, onde são higienizados xícaras e talheres. O argumento é de que a água corrente elimina restos de comida e evita a proliferação de germes e bactérias. Ainda assim, a notícia surpreendeu os britânicos. O jornal começou a investigar o caso com a denúncia de um casal de britânicos, que reclamou da torneira aberta em uma loja.
? Percebi uma pequena pia embaixo do balcão com a torneira aberta. A assistente disse que a loja foi instruída a fazer isso, para limpar os canos ? disse Lisa Woolfe, 39 anos, ao The Sun.
A reportagem flagrou torneiras abertas em várias cidades britânicas e em outras como Pequim, Nova York, Viena, Los Angeles e Sydney. Um vídeo no site do jornal mostra torneiras abertas em lojas na Grã-Bretanha.
Segundo o The Sun, a água desperdiçada abasteceria a população da Namíbia, país que sofre com a seca. Ambientalistas foram pegos de surpresa, porque a Starbucks se mostra preocupada com o ambiente. Para Peter Robinson, da organização Waste Watch, deixar as torneiras abertas é um “desperdício chocante”, e o argumento de que se toma essa medida por higiene é “uma bobagem”.
O biólogo Roberto Figueiredo, conhecido como o “doutor Bactéria”, do programa Fantástico, definiu o desperdício como “bobo” e explicou que há outras alternativas bem menos danosas ao meio ambiente para fazer a higienização da pia:
? Para fazer a higienização da pia, basta jogar meio copo de água sanitária pelo encanamento, onde ficam restos de alimentos, a cada lavagem de louça ou uma vez por dia. E a água que vem da torneira é de qualidade, porque sai da rede. Mesmo naquelas ocasiões em que você abre a torneira e sai uma água peluginosa, bem escura, depois de um minuto com a torneira aberta ela volta a ser boa.