Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Empresa Camera, do RS, compra unidades da Granóleo para produzir biodiesel

Com a compra, empresa atinge a autossuficiência em óleo para produzir o combustívelNa corrida das empresas para agregar valor à soja com a produção de biodiesel, a Camera, empresa de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, confirmou ter adquirido unidades produtivas e de armazenamento da Granóleo em Estrela, São Borja e Palmeira das Missões, também municípios do RS. Com a compra, dobra a capacidade de esmagamento do grão para três mil toneladas ao dia, atingindo a autossuficiência em óleo para produzir o combustível.

A Camera inaugurou em novembro de 2010, em Ijuí, a sua usina com capacidade para 144 mil metros cúbicos por ano. A empresa começou as primeiras entregas do produto no mês passado e planeja uma ampliação de 60% da unidade no segundo semestre.

? O biodiesel integra o nosso projeto de agregar valor ao grão. E 70% do farelo que vamos produzir em Estrela vai para exportação ? diz o diretor administrativo e financeiro da Camera, Fabio Magdaleno.

A aquisição inclui as unidades de esmagamento em Estrela e de armazenagem no município, em São Borja e Palmeiras das Missões. Com o negócio, a Camera vai aumentar o processamento de soja de 360 mil toneladas em 2010 para 900 mil toneladas este ano. Cerca de 70% do óleo extraído será destinado ao biodiesel. O valor do negócio não foi revelado.

O movimento repete a estratégia de outras empresas gaúchas que no ano passado, até novembro, produziram 454.189 mil metros cúbicos do biocombustível ? volume que demandou o esmagamento de até 2 milhões de toneladas de soja, o equivalente a 20% da safra gaúcha, aponta a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais.

Além da Camera, a Bianchini pretente colocar em operação em junho a sua usina de biodiesel em Canoas, enquanto outras empresas, como BSBios, de Passo Fundo, e Oleoplan, de Veranópolis, investem para elevar a capacidade de processamento de soja visando a aumentar a disponibilidade de óleo para produzir o combustível.

Sair da versão mobile