A Itochu, segunda maior trading do Japão em termos de receita, tem ampliado os investimentos em negócios de energia limpa e renovável nos últimos anos, prevendo um crescimento no setor. A compra de uma participação na Benefuel faz parte desta estratégia.
A tecnologia proporciona uma maneira mais simples de transformar restos de óleos em biodiesel, reduzindo significativamente as despesas, disse uma porta-voz da Itochu. Diferentemente de métodos convencionais, o processo não utiliza água, então o custo de lidar com resíduos é eliminado e a glicerina produzida é mais pura, atraindo preços maiores, explicou ela.
A trading japonesa, em parceria com a japonesa Daiki Axis Co., atualmente conduz um estudo de viabilidade, que deve ser finalizado neste ano. A Itochu pretende iniciar as operações comerciais na Ásia depois da conclusão do estudo, mas a porta-voz não identificou possíveis locais, nem especificou o nível de preço do petróleo em que os negócios de biodiesel seriam realizáveis. No entanto, ela afirmou que o atual nível dos preços é mais que suficiente para tornar as operações lucrativas.