Empresa norte-americana de biotecnologia cria subsidiária brasileira

Codexis é parceira da Raízen no desenvolvimento de novas tecnologias para produção de etanol a partir de canaA empresa norte-americana de biotecnologia Codexis, parceira da Raízen no desenvolvimento de novas tecnologias para produção de etanol a partir de cana-de-açúcar, acaba de montar uma subsidiária brasileira, a Codexis do Brasil Participações para cuidar da expansão das operações da Codexis na América Latina.

O presidente da Codexis do Brasil e também diretor da América Latina da empresa será Achilles Antonio Clement, ex-vice presidente de desenvolvimento global da DuPont e que trabalhou ativamente no desenvolvimento de novos biocombustíveis na região, incluindo etanol.

Segundo o presidente de tecnologia da Codexis, David Anton, o Brasil é o mercado de biocombustíveis que mais cresce no mundo.

? O estabelecimento da Codexis do Brasil e a contratação de um profissional experiente como Clement são elementos significativos de nossa estratégia de crescimento nesta região ? disse ele.

O anúncio da criação da Codexis do Brasil acontece um mês após a assinatura, em setembro, de um acordo fechado entre a Codexis e a Raízen para o desenvolvimento de novas leveduras que melhorem o processo de obtenção de etanol de primeira geração, levando à redução de custos e ganho de escala.

A Raízen também possui 16,3% de participação da Codexis, fatia que pertencia à Shell e que foi incluída na Raízen durante a formação da joint venture com a Cosan. Atualmente, a Raízen é o maior acionista da Codexis.