A Shell Pipeline Company, que administra as instalações do Capline, disse que já retirou da região todos os seus profissionais que trabalham mar adentro e que fechou as instalações marinhas.
Além disso, afirmou que o fornecimento de petróleo foi reduzido devido ao furacão, o que levou a empresa a se preparar para fechar o oleoduto hoje mesmo.
O oleoduto Capline, com capacidade para transportar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, tem uma extensão de mais de 1000 quilômetros e vai de Saint James (Louisiana) até Patoka (Ilinois).
A companhia afirmou que já suspendeu as operações de seu oleoduto Houma-Houston e que outras fábricas e depósitos em terra também foram fechados ou estão em processo de fechamento.
No entanto, a companhia petrolífera informou que o sistema de transporte de produtos refinados em Houston continua fornecendo gasolina, óleo diesel e petróleo para a aviação.
A Shell Pipeline Company anunciou que, junto com os planos de fechamento, preparou um programa de reabertura das instalações para assim que o furacão passar.
A companhia disse que o restabelecimento dependerá de uma soma de fatores, como a dificuldade de acesso às instalações e o estado em que as mesmas estarão após o furacão e a disponibilidade de recursos.