Empresários e autoridades discutem sustentabilidade no Fórum de Comandatuba

Evento promovido pelo Lide deve reunir 700 pessoas entre dirigentes de grandes empresas, ministros e governadores estaduaisSustentabilidade é a bola da vez. Como promover o desenvolvimento sem causar danos econômicos, sociais e ambientais para as futuras gerações é a questão que lideranças e autoridades tentam responder. Por isso, Sustentabilidade Econômica e Ambiental vai ser o assunto do 8º Fórum Empresarial e 2º Fórum de Governadores, durante este feriado prolongado, na paradisíaca Ilha de Comandatuba, na Bahia.

O Fórum Empresarial é organizado pelo Lide ? Grupo de Líderes Empresariais ? que, segundo seus representantes, congrega mais de 40% do PIB do Brasil. A expectativa é de participação de cerca de 700 pessoas, entre dirigentes de grandes empresas, ministros, parlamentares e governadores de vários Estados. Convidados começam a chegar neste sábado, dia 18, ao Hotel Transamérica, onde devem permanecer até a próxima terça-feira.

As atividades principais do Fórum começam neste domingo, dia 19. O primeiro seminário será sobre Desenvolvimento Econômico com Sustentabilidade e terá como palestrante o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Cinco ministros do governo estão listados entre os participantes, incluindo o da Agricultura, Reinhold Stephanes. Na segunda-feira, dia 20, será realizado o painel sobre sustentabilidade ambiental, com a palestra do governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Entre um seminário e outro, toda uma programação para que esses dirigentes empresariais possam também confraternizar, ampliar suas redes de relacionamento e, como conseqüência, suas possibilidades de negócios.

? É uma grande oportunidade para o relacionamento e a confraternização das iniciativas pública e privada, que, juntas, podem discutir com maior propriedade um assunto tão impactante como a sustentabilidade nos dias de hoje ? avalia o presidente do Lide, João Dória Júnior, de acordo com comunicado divulgado no site oficial do Fórum.

Uma pesquisa feita em novembro do ano passado pelo próprio Lide, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que 52% das empresas desenvolvem algum tipo de prática sustentável. E 62% levam em conta iniciativas voltadas à sustentabilidade na escolha de fornecedores.