Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Empresários chineses buscam parceria para negociação de soja na Expodireto Cotrijal

Principal importador mundial de grãos, China pretende realizar investimentos e incentivos a cooperativasPrincipais importadores mundiais de grãos, os chineses estão dispostos a ampliar em grande escala as aquisições de soja. Empresários da China estão presentes na 12ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), que encerra nesta sexta, dia 18, em busca de parcerias para formatar um modelo de negociação diretamente com o produtor. Por meio de investimentos e incentivos a cooperativas, os chineses tentam garantir estoques de soja diante da alta de preços e da demanda cada vez mais crescente por alime

Essa foi a primeira vez que uma comitiva de chineses participa da feira. Por meio da articulação do Instituto Brasil-China de Desenvolvimento Intercâmbio e Comércio Exterior (IBCDE), representantes de empresas chinesas alinhavam negócios para incrementar as exportações de soja brasileira. Somente nos dois primeiros meses deste ano, a China comprou 7,45 milhões de toneladas da oleaginosa no Exterior, volume 6,1% maior do que no mesmo período do ano passado.

? Eles (os chineses) estão dispostos a injetar investimentos no sistema cooperativista, a fim de garantir o abastecimento de grãos diante da alta de preços no mercado mundial ? detalha o presidente do IBCDE, Sérgio de Moraes.

Conforme Moraes, os investimentos em solo gaúcho podem envolver logística para escoamento da produção, armazenagem e beneficiamento de grãos, além da irrigação das lavouras de soja. Uma das possibilidades é o fornecimento de ferramentas necessárias para a produção, como máquinas e insumos, em troca da venda do produto e a intenção dos orientais é de firmar uma associação com cooperativas agrícolas.

? Esse é o modelo mais eficiente para se ter um resultado imediato ? avalia Moraes.

Sair da versão mobile