Empresários da indústria têm boas expectativas para os primeiros meses de 2010, aponta CNI

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mantém-se praticamente estável desde novembro de 2010Os empresários da indústria permanecem otimistas em relação à economia brasileira, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça, dia 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mantém-se praticamente estável desde novembro de 2010. O Icei subiu de 61,5 pontos em dezembro para 62 pontos em janeiro, o mesmo valor apurado em novembro do ano passado.

Quando comparado ao índice registrado em janeiro de 2010, houve uma queda de 6,7 pontos. O valor de janeiro é 2,3 pontos acima da média histórica do índice, o que, para a CNI, reflete o otimismo dos empresários em relação à economia. O Icei varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.

Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, os empresários estão mais otimistas, com indicadores de 65,2 e 64,7 pontos, respectivamente.

O indicador é elaborado com a participação das federações de indústrias de 23 estados e sinaliza as perspectivas para a atividade. A pesquisa da CNI foi realizada entre 3 e 20 de janeiro com 1.893 empresas, das quais 1.053 pequenas, 582 de médio porte e 258 grandes. O intuito da pesquisa é medir as expectativas do empresário sobre o comportamento da economia e o desempenho da sua empresa nos próximos seis meses.