De pagamento facilitado a teste drive, tudo para atrair o produtor rural; Em momento de crise, exportação também ajuda o setor
João Henrique Bosco | Esteio (RS)
Em tempos de retração das vendas de máquinas agrícolas nos países, empresas que participam da Expointer 2015 tentam a todo custo atrair o produtor rural. As estratégias vão desde oferecer test drive até facilitar o pagamento. Com o câmbio favorável, as exportações dão um fôlego para as indústrias do setor.
Se todas as previsões apontam queda na venda de máquinas, a indústria reage. O primeiro passo é atrair o público, o segundo é oferecer o test drive no próprio estande. A facilidade na hora do pagamento também é um diferencial para fechar negócio.
– O produtor tem a possibilidade de entregar um valor em soja para a gente, com o pagamento somente em 2016 – explica o gerente de vendas Carlos Darce.
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Se o momento é difícil e de superação, as vendas para o exterior são boas por causa do câmbio. Entrevistamos uma comitiva de Botsuana, na África, que veio fazer negócios com uma empresa de silos de Santa Catarina. Segundo o representante da comitiva, eles foram atraídos pela tecnologia em equipamentos que o Brasil tem de sobra.
– O Brasil tem uma influência nos países limítrofes: Paraguai, Argentina… países que sofrem também com a crise. Esta delegação da África é uma alternativa que a gente tem para expandir o mercado de exportação apoiado na variação cambial. O que está salvando as companhias é o setor de exportação neste momento de crise – afirma o gerente de exportação da empresa Adriano Magnus.
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