Empresas do setor de alimentos se reúnem em encontro em Maceió

Décimo Encontro Alagoano de Supermercados gera oportunidades para os micro e pequenos negóciosMaceió foi sede do 10º Encontro Alagoano de Supermercados, o maior do setor no Estado, durante essa semana. Numa área de 4,7 mil m², os visitantes podem conferir a exposição de produtos de 43 empresas do segmento, representando 95% do canal de distribuição alimentícia. O salão do Centro de Convenções, em Maceió, está repleto de empresários, fornecedores, representantes e compradores, que circulam pelos corredores à procura de ofertas, novidades e oportunidades de negócios.

Comemorando 10 anos de um reconhecido sucesso, o Encontro Alagoano de Supermercados vem crescendo em qualidade e inovação. Este ano, já foi registrado um crescimento em torno de 30%. O evento, promovido pela Associação de Supermercados de Alagoas (Asa), Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal) e Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea), é uma oportunidade de integrar empresas compradoras e fornecedoras para a geração de novos negócios.

Na programação, estão rodadas de negócios e palestras com temas que abordam o cotidiano do setor. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções. O Encontro Alagoano de Supermercados também permite que  micro e pequenas empresas entrem em contato com as grandes redes de supermercados.

O estande do Projeto Comércio Brasil é uma ferramenta criada pelo Sebrae, voltada para as micro e pequenas empresas formalizadas dos setores industrial, comercial e agrícola, incluindo cooperativas e associações. Nesse estande, 25 fornecedores expõem seus produtos, além de 20 compradores, também participantes do projeto. Entre os produtos em evidência estão mel, cachaça, artesanato, biscoito, laticínios e alho.

? O Sebrae facilita a negociação, servindo de ponte entre o fornecedor e o comprador. A partir disso, está aberto o caminho para o desenvolvimento dessas MPE ? explica o analista do Sebrae em Alagoas, André Farias.

? Essa feira é fundamental para trabalharmos o acesso a mercados. É isso que o Sebrae tem feito: buscar a pequena empresa e inseri-la no rol da competitividade ? frisa o superintendente da instituição no estado, Marcos Vieira.
Nova visão de negócios

Entre as vantagens que as empresas participantes do projeto podem usufruir estão orientação, ações para expansão do mercado atual, acesso a novos mercados e alianças de negócios. O empresário José Vianez, do segmento de alimentação, observa o visível crescimento de seu negócio depois de ter participado das rodadas e palestras nas edições anteriores do Encontro Alagoano de Supermercados.

? Depois do Encontro, minha visão de negócios ampliou consideravelmente. Investi principalmente em funcionários e isso aumentou a produtividade na minha empresa ? comenta José, que é presidente da Rede de Supermercados Delmirense.

Para ele, alguns critérios precisam ser avaliados na hora de fechar negócio entre o dono de uma pequena empresa e uma grande.
? Prazo de entrega, preço e as melhores condições de pagamento. Esses são os pontos principais que avaliamos na hora de fechar negócio com os pequenos distribuidores ? analisa Vianez.