O levantamento é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), que é coordenado pela Conab. Segundo o gerente da estatal responsável pelo serviço, Newton Araújo, estão sendo levantados dados sobre questões administrativas, operacionais e de infraestrutura de cada central.
? Os questionários são respondidos por diretores e técnicos dessas unidades ? diz Araújo.
Segundo o superintendente da Conab na Paraíba, Ângelo Viana, o Prohort servirá de instrumento balizador na formulação de preços para os projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado, ofertando renda justa ao agricultor familiar, com base na realidade do mercado local.
? Além disso, há outros benefícios que serão acrescidos ao processo de comercialização, estocagem e manuseio de hortigranjeiros, com o intercâmbio das informações ? acrescenta Viana.
O Prohort foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de estimular e coordenar a captação de dados relativos à comercialização de mercados atacadistas de hortigranjeiros.