Encerrado levantamento de programa de modernização hortigranjeiro na Paraíba

Trabalho faz parte de pesquisa iniciada no ano passado em 54 Ceasas do país e que será finalizada em julhoOs técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitaram nesta quinta, dia 14, a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) para conhecer a estrutura e traçar um diagnóstico sobre as necessidades de investimentos. O trabalho faz parte de uma ampla pesquisa iniciada no ano passado em 54 Ceasas do país e que será finalizada em julho, no Rio Grande do Norte, último Estado a ser visitado.

O levantamento é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), que é coordenado pela Conab. Segundo o gerente da estatal responsável pelo serviço, Newton Araújo, estão sendo levantados dados sobre questões administrativas, operacionais e de infraestrutura de cada central.

? Os questionários são respondidos por diretores e técnicos dessas unidades ? diz Araújo.

Segundo o superintendente da Conab na Paraíba, Ângelo Viana, o Prohort servirá de instrumento balizador na formulação de preços para os projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado, ofertando renda justa ao agricultor familiar, com base na realidade do mercado local.

? Além disso, há outros benefícios que serão acrescidos ao processo de comercialização, estocagem e manuseio de hortigranjeiros, com o intercâmbio das informações ? acrescenta Viana.

O Prohort foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de estimular e coordenar a captação de dados relativos à comercialização de mercados atacadistas de hortigranjeiros.