Encontro difunde integração de tecnologias na cana-de-açúcar

Evento organizado pela Coopercitrus apresenta "canavial produtivo do futuro"O I Encontro de Alta Tecnologia na Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pela Coopercitrus no dia 10 de julho apresentou tecnologias que almejam revolucionar as práticas atuais nos canaviais brasileiros e alavancar a produtividade contribuindo com a redução dos custos.

Realizado na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), o encontrou apresentou um campo de excelência em produção de cana-de-açúcar com a implementação prática de algumas destas novas tecnologias.

A cooperativa liderou a formação de um grupo composto por empresas especialistas em tecnologia do campo com o objetivo de discutir a aplicação conjunta de mudas sadias para viveiros de cana, irrigação localizada por tubos gotejadores para garantia de água e nutrientes na raiz da planta, ferramentas de agricultura de precisão, como piloto automático, GPS, controladores de distribuição de corretivos com taxa variável, fotos aéreas por veiculo aéreo não tripulado e tratores com alta tecnologia.

O evento foi composto por palestras técnicas, debate e campo demonstrativo dos processos utilizados. O campo demonstrativo possui três hectares de cana-de-açúcar plantados com a variedade RB 85 5156 e apresenta na prática que o acesso a alta tecnologia e informações podem aumentar significativamente a produtividade do canavial e reduzir os custos de produção.

Entre os palestrantes, Daniel Pedroso, engenheiro agrônomo da Netafim, apresentou aos participantes números que comprovam o aumento da longevidade e produtividade do canavial com o uso de sistemas de irrigação, em especial a irrigação com a inserção de tubos gotejadores enterrados. O encontro também recebeu Rodrigo Pellegrini Tamani, da Geo Agri, que destacou em sua palestra a importância da agricultura de precisão para o incremento da produtividade na cana e apresentou softwares para todas as etapas de produção.

– A agricultura de precisão é uma estratégia de gestão que utiliza as tecnologias da informação para trazer os dados de múltiplas fontes e apoiar as decisões relacionadas ao manejo da cultura. Essa tecnologia aumenta a produtividade porque permite controlar todas as variáveis e antecipar e corrigir eventuais problemas, como falhas de plantio e pragas e doenças, por meio de imagens por satélite – comentou Rodrigo.

O engenheiro agrônomo Antônio Cesar Azenha, da BASF, apresentou o sistema AgMusa, que lançado recentemente pela empresa para incrementar a produtividade dos canaviais do país, por meio da produção de mudas sadias e formação de viveiros com alta qualidade, que garante mudas com pureza genética, maior sanidade e grande vigor.

– Além de disponibilizar mudas de alta sanidade, o sistema permite a introdução de um novo cultivar de forma acelerada. Essa nova realidade está em linha com a visão do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), referência no setor para tecnologias que permitem o gradativo aumento de produtividade através da introdução de novas variedades. No método convencional de multiplicação e formação de viveiros, o produtor multiplica uma nova variedade durante cerca de seis anos antes do uso comercial. Com o sistema, o processo pode ser acelerado para 3 anos – explicou Azenha.

O cooperado Victor Campanelli, da Agro Pastoril Paschoal Campanelli, que mecanizou totalmente seu canavial e investe em máxima tecnologia, finalizou o evento com a apresentação de dados, com exemplos de práticas de sua empresa, no sentido de encontrar o melhor caminho para alavancar a produtividade de seus canaviais. Sua apresentação foi seguida de debates envolvendo palestrantes, representantes de usinas e fornecedores de cana.

No campo demonstrativo montado na EECB, houve a apresentação de como seria um canavial do futuro, com a utilização de todas as tecnologias disponíveis e apresentadas nas palestras, como a instalação de tubos gotejadores enterrados para a irrigação e fertirrigação, o plantio, por meio do piloto automático, das mudas sadias AgMusa, feito por um protótipo de máquina, além do uso das tecnologias de informações por meio dos equipamentos que permitem a tomada de fotos aéreas de alta resolução, com piloto automático, que garante decolagem e pouso automáticos.

Todas essas tecnologias utilizadas formam um pacote tecnológico que será oferecido pela Coopercitrus aos cooperados.