Encontro discute papel da Comunicação Social na prevenção de desastres naturais

1º Fórum da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura será realizado no dia 29 de agostoO 1º Fórum da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres vai debater na próxima sexta, dia 29, o papel dos meios de comunicação e das redes sociais na prevenção de desastres causados por fenômenos naturais e pela ação humana. O evento será realizado em Florianópolis, capital de Santa Catarina.

O encontro é parte do projeto “Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar”, voltado para promover a cultura de prevenção de desastres. O projeto é iniciativa da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O fórum terá participação de representantes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU). Na abertura, o capitão Márcio Luiz Alves, diretor estadual de Defesa Civil, falará sobre a relação da instituição com a mídia nos desastres em Santa Catarina. Silvia Llosa, representante da sede da EIRD em Genebra, fará uma palestra sobre perspectivas da entidade para uma cultura de prevenção de desastres.

A programação inclui ainda uma oficina prática ? com a psicóloga Daniela Lopes, da Defesa Civil Nacional e conselheira da Organização dos Estados Americanos (OEA) para assuntos da área, e com a vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Cilene Victor ? sobre o papel da imprensa no contexto das mudanças climáticas.