O encontro é parte do projeto “Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar”, voltado para promover a cultura de prevenção de desastres. O projeto é iniciativa da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O fórum terá participação de representantes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU). Na abertura, o capitão Márcio Luiz Alves, diretor estadual de Defesa Civil, falará sobre a relação da instituição com a mídia nos desastres em Santa Catarina. Silvia Llosa, representante da sede da EIRD em Genebra, fará uma palestra sobre perspectivas da entidade para uma cultura de prevenção de desastres.
A programação inclui ainda uma oficina prática ? com a psicóloga Daniela Lopes, da Defesa Civil Nacional e conselheira da Organização dos Estados Americanos (OEA) para assuntos da área, e com a vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Cilene Victor ? sobre o papel da imprensa no contexto das mudanças climáticas.