Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Encontro discute uso de agroquímicos na região Sul do país

Em 2011 foram utilizadas 850 mil toneladas do produto nas lavouras do paísO Brasil é o maior consumidor de agroquímicos do mundo. Em 2011 foram utilizadas 850 mil toneladas do produto nas lavouras do país, sendo que mais de 50% dos óbitos causados por intoxicação foram registrados na região Sul. Para discutir o uso consciente foi realizado em Porto Alegre (RS) um encontro com entidades, autoridades e produtores. O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho participou do evento e recebeu uma carta pedindo ações efetivas para o problema.

Com o crescimento da agricultura, a venda dos agroquímicos no país aumentou 190% em uma década, e 14 destes produtos que são vendidos no Brasil são suspeitos de causar doenças e estão proibidos de serem comercializados em outros países.

O cultivo da uva no Rio Grande do Sul foi um dos focos do debate na capital gaúcha. Atualmente os produtores utilizam de cinco a 20 aplicações de agroquímicos por safra, o que ainda está dentro da normalidade, mas a ideia discutida durante o encontro é minimizar o uso para evitar um possível embargo no mercado internacional.

— Nós temos tentado capacitar os produtores e técnicos visando a racionalização das aplicações com agrotóxicos. A gente tem monitorado as amostras nas últimas três safras e temos observado que o valor de resíduo encontrado tem ficado abaixo do permitido pela legislação — explica Lucas Garrido, representante da Embrapa Uva e Vinho.

No encontro, Mendes Ribeiro afirmou que vai analisar os pedidos e que trabalhará junto com as entidades na busca de soluções.

— Sabemos as dificuldades em matéria de fiscalização e estamos tentando mudar critérios. Estamos fazendo uma revisão de tudo isso. A rastreabilidade está sendo feita no exame de região por região e isso nos aproxima de um trabalho mais forte na área — diz o ministro.

Sair da versão mobile