Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Encontro Estadual de Hortigranjeiros começa neste sábado em Santa Rosa (RS)

Evento promovido pelo MDA está sendo preparado para receber público superior a 120 mil pessoas até o dia 12Uma das principais novidades da 28ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, de Santa Rosa, é a realização do Feirão Mais Alimentos, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A abertura oficial do evento ocorre no próximo sábado, dia 8, às 10h, no Parque de Exposições do Município. Com entrada gratuita, o encontro está sendo preparado para receber público superior a 120 mil pessoas até o dia 12.

De acordo com o presidente do evento e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, o técnico em agropecuária José Vanderlei Wauschburger, o evento surgiu com o objetivo de fomentar a produção de hortigranjeiros na cidade e região.

? Outra inovação para esta edição é o retorno da realização do Hortishow no Parque de Exposições e durante o período do Hortigranjeiros ? anunciou.

O técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Fábio Scalco, informou que, nesses quase 30 anos, o número de produtores reduziu no Município, mas a área cultivada e produtividade mais que duplicou. Isso graças à aplicação de novas tecnologias e assistência técnica oferecida aos produtores.

Feirão Mais Alimento

Para a produtora Cornélia Bortoli, a produção de hortigranjeiros é a melhor alternativa para a agricultura familiar.

? É difícil para uma família sobreviver plantando as culturas tradicionais, como soja e trigo, em uma pequena área ? disse.

Ela destacou ainda que a participação no evento é uma grande vitrine dos produtos que são comercializados três vezes por semana no Mercado Público e também para supermercados e merenda escolar.

O Feirão, promovido pelo MDA, é espaço para o agricultor familiar encontrar produtos contemplados pelo Programa Mais Alimento disponíveis para comercialização em um verdadeiro showroom de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Nele, o produtor também receberá orientações, esclarecimentos e, principalmente, o encaminhamento de negócios.

O agricultor familiar terá no Feirão uma mostra do que pode comprar para modernizar sua atividade. Para facilitar as negociações, o produtor contará com a orientação de parceiros, como assistência técnica, bancos e cooperativas de crédito. A Emater/RS-Ascar examinará a condiçã o de cada agricultor e orientará a melhor compra de equipamento. Os agentes de crédito vão avaliar as condições cadastrais e os níveis de garantias exigidos.

Sair da versão mobile