Encontro no Rio Grande do Sul debate propostas de prevenção à seca

Entre as alternativas mais discutidas estão os métodos de irrigaçãoUm fórum realizado nesta quinta, dia 29, em Erechim, Rio Grande do Sul, debateu propostas de prevenção à seca. Entre as alternativas mais discutidas, estão os métodos de irrigação. Em 2012, o Rio Grande do Sul passou pela maior seca dos últimos 60 anos. Nos últimos 27 anos já foram perdidos 50 milhões de toneladas de grãos por causa falta de chuva.

Em 2012, 372 municípios do Estado decretaram situação de emergência. A quebra na safra de verão foi de R$ 5 bilhões. De acordo com a Central de Meteorologia do Grupo RBS, o próximo verão não sofrerá influência de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña, um chamado período de neutralidade.

Previsões que colocam agricultores e especialistas em alerta. O produtor rural Ildo Carlos Schimidt passou pelos meses mais secos do ano sem sentir os efeitos na produtividade do gado leiteiro. A pastagem, que cresceu com irrigação artificial de asperssores, foi a garantia para um bom negócio.

A intenção do governo do Estado é dobrar a área irrigada até 2014. Para isso, disponibiliza duas linhas de crédito para a aquisição de equipamentos de irrigação. Os subsídios para a compra dos sistemas variam entre 12% e 80%.

Em 2012, a procura por projetos para irrigação cresceu 30% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Clique aqui para ver o vídeo