Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Encontro em São Paulo discute os rumos da pecuária sustentável

Workshop reuniu mais de 200 pessoas e teve apoio do Canal RuralAmpliar a produtividade, reconhecer e reverter os problemas e buscar soluções em conjunto com órgãos ambientais e que atendam à legislação. Estas são algumas das soluções propostas por especialistas em pecuária bovina que participaram do Workshop Pecuária Sustentável, que contou com o apoio do Canal Rural e reuniu mais de 200 pessoas, nesta quinta, dia 16, em São Paulo.

Uma programação extensa e intensa. Foram 16 palestras para debater o maior desafio da atualidade da pecuária: a sustentabilidade. Polêmicas recentes, reforçadas após a divulgação do relatório do Greenpeace, colocaram em cheque a credibilidade da carne bovina brasileira.

A situação é delicada e envolve diversos fatores. De um lado, o aumento exponencial do consumo de carne bovina projetado para os próximos anos. Por outro lado, faltam áreas aptas a produzir, considerando que as que restam ou não são viáveis para a produção ou precisam ser preservadas. E ainda tem outro fator: a exigência cada vez maior dos consumidores e dos mercados internacionais por produtos sustentáveis. A primeira saída que vem a cabeça é o confinamento, ou seja, produzir mais gado na mesma área. Só que, segundo alguns especialistas, isso seria inviável em termos de custo e causaria impacto ainda maior ao meio ambiente. Deste jeito, a saída é se adaptar, modificar a forma de produção, adequar as leis para poder conviver nesse novo cenário.

Para o vice-presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Doca Veronez, é possível aumentar a produtividade sem ocupar novas áreas e também sem confinar o gado. Segundo ele, a solução está nas novas tecnologias.

Mais do que incrementar a produtividade, o consultor e diretor-sócio da AgroBrasConsult, Jean-Yves Carfantan, diz que não há outra saída senão se adaptar às exigências do consumidor e que essas adaptações precisam ser divulgadas. Para ele, só assim, o Brasil poderá recuperar a confiança de mercados importantes como o europeu.

Discussões como a do workshop desta quinta foram formalizadas em um grupo de trabalho da pecuária sustentável, lançado há 15 dias. Trinta e seis integrantes entre pecuaristas, frigoríficos, supermercados, bancos e ONGs estão se reunindo para construir uma solução em conjunto.

Sair da versão mobile