O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apoiam a realização da audiência.
? Essa discussão será muito importante para os produtores rurais. Além de buscar a prevenção contra o endividamento, o Sistema Famato atua junto aos órgãos competentes para que sejam elaborados mecanismos que reduzam os impactos da dívida rural e viabilizem o setor produtivo de Mato Grosso ? afirma o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
Para o coordenador da comissão de endividamento da Aprosoja, Carlos Fávaro, a participação dos produtores na audiência é essencial para o fortalecimento da economia mato-grossense. Ele chama atenção para as taxas que hoje em dia são praticadas nos refinanciamentos, incompatíveis para o setor agrícola.
? Precisamos ter viabilidade econômica para nos manter na atividade ? assegura.
Fávaro destaca ainda a internacionalização da produção agrícola no Estado, por conta da participação de grupos estrangeiros no setor. Segundo dados da comissão de endividamento da Aprosoja, 24% da produção está nas mãos de grupos internacionais.
Vale destacar que o problema do endividamento não é restrito aos agricultores de Mato Grosso, mas sim uma realidade em todo o país. Na ocasião, serão apresentadas ações que tramitam no Congresso e propostas de mudança na Legislação para elaboração de estudos de interesse.