Endrigo Dalcin é o novo presidente da Aprosoja-MT

Eleito com mais de 60% dos votos, produtor de Nova Xavantina comanda a associação de produtores do principal estado do país pelos próximos dois anos

O agricultor Endrigo Dalcin é o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Esta é a primeira vez na história da entidade que ocorre uma disputa eleitoral. Dalcin, da chapa Aprosoja Forte, venceu o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Vanderley Reck Junior, da chapa Unidos para Fortalecer. Mais de 2400 produtores participaram, em 23 municípios, para escolher o novo presidente. O novo presidente toma posse no próximo dia 10 de dezembro.

• Veja como foi a disputa

Em Nova Xavantina, a eleição ocorreu no Sindicato Rural da cidade. Logo cedo, a movimentação era grande. Mais de 80 associados puderam participar do pleito. O presidente eleito da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin, representa os agricultores do município e votou no início da manhã. Ele pregou um discurso de união, querendo estreitar os laços com os agricultores do interior do estado.

– Com a vitória, a gente agradece ao produtor. Estamos muito empenhados, nós não construímos uma candidatura de um momento só. Nosso ponto principal é o envolvimento das pessoas, dos produtores, das famílias, com a direção da Aprosoja. Nós precisamos juntar mais essas dois setores: o produtor do interior com a direção, é de onde vem a nossa força e nós precisamos escutar mais os produtores do interior – afirmou Dalcin, eleito com mais de 60% dos votos.

Em Tangará da Serra, 160 associados participaram da votação. Eles cultivam 130 mil hectares do grão no município. No Sindicato Rural, o movimento foi mais intenso no início da manhã. Antes das nove e meia, cerca de 30 por cento dos eleitores já tinham votado. Vanderley Reck Junior é presidente do sindicato e estava otimista após 27 dias de campanha. Com o resultado final, o candidato disse que respeita o resultado e agradeceu aos eleitores.

– Nosso sentimento é de missão cumprida até aqui. Fizemos uma campanha justa e honesta. Só tenho a agradecer aos produtores. Isso faz parte, vivemos em um país democratico e vamos respeitar.

Para participar, o associado tinha que mostrar um documento com foto. A votação foi realizada em urnas eletrônicas. Além do voto digital, cada eleitor coloca na urna um comprovante da escolha, caso seja necessário uma recontagem manual. Além da escolha da nova diretoria, o associado também votou nos delegados da Aprosoja-MT para cada município.

Relembre

A eleição dividiu a atual diretoria da entidade e, literalmente, o estado. De um lado está o vice-presidente Leste, Endrigo Dalcin (Aprosoja Forte), contra o vice-presidente Oeste, Vanderley Reck Junior (Unidos para Fortalecer). Membros da atual diretoria também se dividiram entre as duas chapas.

Reck Júnior é da chapa da situação, que conta com o apoio do atual presidente, Ricardo Tomczyk e do ex-presidente da Aprosoja-MT e vice-governador do estado, Carlos Fávaro. Enquanto Dalcin, da oposição, diz que o apoio que ele conta é com o dos produtores.

Conheça a nova diretoria

Presidente: Endrigo Dalcin é engenheiro agrônomo, consultor e produtor de soja e milho. Atualmente é presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina e vice-presidente Leste da Aprosoja-MT no biênio 2014/2015.

Diretoria: Elso Vicente Pozzobon, vice-presidente; Emerson Zancanaro, vice-presidente Norte; Arthur Flumian Braga, vice-presidente Sul; André Bonmann, vice-presidente Leste; Lucas Antonio Paludo, vice-presidente Oeste; Alexandre Pedro Schenkel, diretor administrativo; Sérgio Triches, 2º diretor administrativo; Antônio Galvan, diretor financeiro; Nelson Piccoli, 2º diretor financeiro; Roseli Gianchini, 2ª vice-presidente Norte; Fernando Cadore, 2º vice-presidente Sul; Marcos da Rosa, 2º vice-presidente Leste; José Guarino Fernandes, 2º vice-presidente Oeste.

Veja as entrevistas com os candidatos:

Veja como foi o dia de votação:

>>> Veja mais notícias sobre soja