Produtor de hortaliças e frutas em um sítio localizado na zona rural de Porto Alegre, Mauri Weber aprendeu com o pai que a lua interfere no desenvolvimento das plantas. O que ele não imaginava é que essa mesma lua é quem determina a cada ano o período da Páscoa e também de outras datas do calendário cristão.
Foi na Idade Média, mais precisamente no ano de 325 depois de Cristo, durante o concilio de Nicéia, que se estabeleceu que o domingo de Páscoa seria o primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera no hemisfério Norte ou outono no hemisfério Sul.
Independente de formulas matemáticas para os cristãos, a data é a mais importante porque representa o renascimento de cristo. É também um período cheio de simbologismos.
Como a Páscoa é um período de ressurreição, de renascimento, os antigos associaram a imagem do coelho a este momento, já que é um animal conhecido pela fertilidade. Os ovos, dados para as crianças na forma de chocolate, foram incorporados à tradição mais recentemente. São uma herança dos alemães e significam a vida. Para a Igreja Católica, o verdadeiro significado da páscoa é a mensagem deixada por Cristo.
? Na Páscoa nós lembramos todo esse mistério. Como cristãos, olhamos a Páscoa e vemos essa esperança que Cristo nos trouxe ? diz o padre Jaime Caspary.