Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Entidade aposta em campanha para evitar deriva na aplicação de agroquímicos

Vídeo educativo mostra a correta aplicação de herbicidas hormonais, como por exemplo, o 2,4-D, que se tornou alvo de polêmica entre produtores rurais

aviação agrícola pulverização agrotóxico
Foto: Pixabay

Os prejuízos financeiros causados pela deriva do herbicida 2,4-D, encontrada em culturas sensíveis como, por exemplo, a uva, a oliveira e a maçã no Rio Grande do Sul, gerou mobilização por parte dos produtores atingidos e levou o estado a pensar em uma legislação específica para o assunto. Foi então que no início de julho o governo gaúcho publicou duas instruções normativas para conter a deriva; elas foram elaboradas pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em conjunto com entidades participantes do grupo de trabalho criado para discutir o tema.

Nesse contexto, a Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda), coordenou a produção de um vídeo educativo que explica de forma simples e didática a correta aplicação de herbicidas para evitar a deriva e a perda de produtividade em culturas sensíveis. O trabalho reúne cerca de 20 empresas e está disponível no site Aplicação Segura. A ideia é fazer esse material chegar ao produtor rural de outras formas também.

“Na hora da compra dos produtos, em revendas e cooperativas, o produtor recebe um folder e ali está o link para acessar o vídeo. Ele também pode ser usado em treinamentos feitos pelas empresas e pela Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul”, explica Luis Carlos Ribeiro, gerente de regulamentação estadual da Aenda.

A associação integra a força tarefa instituída para atendimento da Instrução Normativa 05/2019 publicada pela Secretaria da Agricultura. A IN 05/2019 estabelece o Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade, pelo qual o produtor rural ou representante legalmente habilitado deverá assinar a receita agronômica, ficando ciente de que os agroquímicos, inclusive os produtos com ingrediente ativo à base de 2,4-D, em caso de deriva, causam grandes prejuízos para as culturas sensíveis.

Além do 2,4-D, o vídeo traz informações sobre o uso correto e seguro de outros herbicidas, tais como o fluroxipir, triclopir, dicamba, MCPA e picloram. É possível ter ainda informações sobre boas práticas agrícolas e cuidados com o meio ambiente.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul lembra que o vídeo não substitui o curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos e demais exigências previstas na Instrução Normativa 06/2019, que institui o Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais.

Sair da versão mobile