Representantes de entidades do agronegócio como Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Viva Lácteos e Sociedade Rural Brasileira (SRB) estão reunidos com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o presidente da APEX-Brasil, o embaixador Roberto Jaguaribe. O encontro realizado no sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, serve para discutir o projeto para promover comercialmente o agronegócio brasileiro.
Denominado Projeto Para Promoção Comercial do Agronegócio Brasileiro (PAM-Agro) tem previsão de lançamento em outubro. Entre os principais objetivos, está elevar a participação brasileira no comércio mundial de produtos agropecuários de 7% para 10%.
Blairo Maggi já declarou que é possível aumentar as exportações principalmente em milho, carne e etanol. O destino mais visado no momento é a China, de onde o ministro voltou de sua primeira missão internacional em junho. Lá, ele participou da reunião de ministros da agricultura do G20 e acertou visitas ao Brasil de missões da China, Rússia, União Européia e Argentina.