Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Entidades do agro se reúnem com ANTT nesta quinta

Encontro tem como objetivo receber considerações sobre a política de preços mínimos para o frete

Foto: Ivan Bueno/APPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) participam de reunião nesta quinta-feira, dia 19, com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para discutir o tabelamento do frete.

O encontro tem como objetivo receber das entidades considerações sobre a política de preços mínimos para o frete, prevista na medida provisória 832, aprovada pela Câmara e Senado no dia 11 de junho.

Atualmente, a MP espera o aval do presidente Michel Temer. No entanto, segundo a Casa Civil, o projeto ainda não chegou ao Palácio do Planalto. Temer tem um prazo de 15 dias a partir do recebimento da medida para sancioná-la.

Em agenda, a ANTT informa que um pedido de isenção específica está pautado no encontro com a Associação Nacional para Difusão de Adubos. De acordo com a entidade, ainda há ao menos 27 milhões de toneladas de fertilizantes para serem entregues, o que representa 80% do total enviado aos produtores anualmente.

“Sem a entrega no momento certo dos fertilizantes ao setor produtivo, não há a correta adubação do solo, o que certamente desencadeará quebra expressiva na produção brasileira de mais de 240 milhões de toneladas de grãos/ano, drásticos prejuízos financeiros a uma longa cadeia de agentes, desemprego, decréscimo no superávit comercial, carestia e, não menos importante, risco concreto de desabastecimento de alimentos, o que é notoriamente um tema de segurança nacional, com impactos, hoje, globais, à luz da importância do Brasil como celeiro do mundo”, informou em nota.

Prazo para publicação de nova tabela termina nesta sexta-feira
A Agência Nacional de Transportes Terrestres afirmou que não vai publicar a nova tabela de preço mínimo do frete no Brasil, prevista para ser entregue até esta sexta-feira, dia 20. Segundo a entidade, a divulgação do documento só poderia ocorrer após a sanção do presidente Temer, fato que ainda não aconteceu.

A regra foi estabelecida após a aprovação da medida provisória 832 e diz que a entidade deve apresentar uma referência para o preço do frete de seis em seis meses.

STF pode derrubar ‘MP dos Fretes’
Três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a MP do frete tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a decisão sobre o processo que pode suspender a vigência a tabela foi postergada pelo relator do caso, ministro Luiz Fux, para agosto.

Depois de reuniões sem sucesso entre governo federal, caminhoneiros e setor produtivo, Fux decidiu que retomaria a discussão no próximo mês, com a realização de uma audiência pública entre as partes, agendada para o dia 27 de agosto.

As ações foram abertas pela Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR Brasil), que representa empresas transportadoras, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sair da versão mobile