Entidades pedem a ministro da Agricultura nova estratégia para o agronegócio

Representados pelo ex-chefe da pasta Roberto Rodrigues, grupos solicitaram ações nas áreas de logística e negociações comerciaisAs principais entidades do agronegócio brasileiro elaboraram um documento em que pedem ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que coordene "uma nova estratégia para o agronegócio brasileiro". O documento com as propostas foi entregue na manhã desta quinta, dia 24, ao chefe da pasta pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, em audiência da qual participaram também o ex-secretário paulista de Agricultura João Sampaio e o presidente da Organização das Cooperativas (OCP

Roberto Rodrigues explicou que, embora a pasta da Agricultura tenha desenhado uma política agrícola consistente, como é o caso das câmaras setoriais, onde a iniciativa privada está representada, a implementação das ações é complicada, porque os instrumentos estão dispersos em vários órgãos governo.

Ele citou como exemplo a questão dos registros de defensivos agrícolas, que dependem dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente. Outras questões são as negociações comerciais e a logística. Ele defendeu que o Ministério da Agricultura participe do processo de definição sobre quais são as hidrovias, ferrovias e portos mais importantes para o agronegócio.

A proposta encaminhada no documento é que haja uma integração dos diversos órgãos do governo para ao setor agropecuário, sob coordenação da presidente Dilma Rousseff.  Rodrigues lembrou que a última estratégia para o agronegócio foi elaborada nos anos 1970, pelo então ministro Alysson Paolinelli, durante o governo do general Ernesto Geisel.

Agência Estado