Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Entrada de novos consumidores deve ampliar demanda por café

OIC revisa para cima o cálculo de consumo do produto no ano passadoA entrada de novos consumidores, principalmente em países emergentes, deve ampliar a demanda por café no longo prazo. É o que avalia a Organização Internacional do Café (OIC). A instituição também revisou para cima o cálculo de consumo do produto no ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta, dia 10.

A mudança se deve ao crescimento do consumo do produto nos países exportadores, incluindo Brasil, Indonésia e México. Segundo a OIC, o volume consumido em 2008 foi de 130 milhões de sacas. Antes, o cálculo estava em 128,4 milhões. De 2000 a 2008, o consumo mundial de café cresceu, em média, 2,4% ao ano. Para 2009, a entidade descarta impacto da crise sobre a demanda.

A Organização destaca o bom desempenho das exportações mundiais em julho. Os embarques somaram 7,8 milhões de sacas, o que elevou para 82,3 milhões de sacas o acumulado da safra 2008/09. O aumento é de 2,6% em relação aos 10 primeiros meses da safra anterior.

No longo prazo, a OIC espera que a demanda pelo produto aumente. Um dos fatores que deve contribuir para isso é a entrada de novos consumidores, principalmente em países emergentes. A Organização também manteve em 127 milhões de sacas a estimativa para a produção mundial no ciclo 2008/09. Na temporada anterior, o número foi de 118 milhões. Mas os dados ainda não consideram a possibilidade de aumento na safra do Vietnã e uma revisão para baixo dos números sobre a Colômbia.

Sair da versão mobile