? A decisão de antecipar a entrega do arroz é importante para dar sustentação aos preços do produto, que é uma das diretrizes estabelecidas pelo Ministro Mendes Ribeiro ? afirma o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz.
Os leilões 182 e 216 ofertaram um total de 500 mil toneladas para os produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desse total, 450 mil toneladas foram adquiridas por produtores do Rio Grande do Sul e 50 mil toneladas por agricultores de Santa Catarina, fazendo com que todo o volume fosse arrematado.
Desde o início do ano, algumas ações para aumentar a cotação do grão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram realizadas. Em fevereiro, foram anunciadas medidas para a realização de leilões para a aquisição direta do grão (342 mil toneladas) e para o Prêmio para Escoamento de Produto (1.467 mil toneladas já realizadas). Em março, o governo autorizou a realização de leilões de contratos de opções pública e privada. Até o momento, já foram aplicados R$ 477 milhões em leilões de opção pública, que resultaram no apoio à comercialização de 817,7 mil toneladas.
Nesta sexta, dia 9, será realizado mais um leilão de contrato de opção pública quando serão ofertadas 125 mil toneladas. Deste total, 110 mil toneladas serão destinadas ao Rio Grande do Sul, 12,5 mil toneladas a Santa Catarina e 2,5 mil toneladas ao Paraná.