No início da década de 70, uma antiga fazenda, às margens da BR-040, se transformou em um dos maiores empreendimentos da capital. Serviços como Correios, centro de saúde, unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e um micro-ônibus interno gratuito conferem um perfil de verdadeira “cidade” ao mercado que chega a receber 70 mil consumidores por dia.
?Antes, os produtores levavam a mercadoria à noite e punham debaixo das árvores em frente ao Mercado Municipal, atual Mercado Central de Belo Horizonte ? lembra Antônio Custódio Tavares, um dos primeiros comerciantes a se estabelecer no entreposto.
Conhecido como Antônio dos Cocos, ele recorda que os comerciantes transferidos não acreditavam no sucesso da empreitada.
? O entreposto de Contagem chega aos 36 anos como referência para o sistema de abastecimento nacional. Além de presidir a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), tem compartilhado tecnologia, informações de mercado, agroqualidade e responsabilidade social com outros entrepostos ? afirmou o presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages.